A Rede Globo é a emissora preferida por 68,9% dos brasileiros.
segunda-feira, 5 de julho de 2010
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Show de audiência da TV Verdes Mares
A Copa do Mundo é um show de bola e a TV Verdes Mares um show de audiência. Jogo Brasil x Portugal:
66 pontos de audiência e 88% de share na média.
terça-feira, 29 de junho de 2010
Time de Comunicação
Parabéns pelo aniversário de Ronaldo Vasques, Diretor da agência Time de Comunicação.
Ronaldo Vasques (Time), Marcela Andrade (DN) e Edson Ferreira (TVM).
http://www.timedecomunicacao.com.br/
Paris Car
Parabéns pelo anivesário de Raphaela Eleutério, Gerente de Marketing da Concessionária Paris Car, revenda Citroën em Fortaleza
Raphaela Eleutério e Edson Ferreira
terça-feira, 22 de junho de 2010
quarta-feira, 16 de junho de 2010
Disciplina de Marketing - Unifor
“Acredito em um ensino que conduz mentes humanas a serem mais fortes e perseverantes e principalmente a construírem novas formas de vida e escolha”
Aproveito para dar um especial abraço em todos que estiveram presentes no meu cotidiano acadêmico. São vocês, com seus gestos de amizade, de carinho e respeito, que dão um tom de encantamento a essa Universidade.
Marketing - AB (Noite)
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Outras fotos
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Marketing - CD (Noite)
Até o próximo semestre!
Boas Férias!
sexta-feira, 30 de abril de 2010
Se Liga VM - O primeiro programa em alta definição da TV Verdes Mares
Amanhã, 1º de maio ao meio-dia, acontece a estreia do Se Liga VM, o primeiro produto de entretenimento da TV Verdes Mares. A intenção é variar a programação local, que hoje consiste de programas inteiramente jornalísticos, e mostrar o que há de melhor nos quatro cantos do Ceará. Bem humorado, o Se Liga VM conta com a apresentação de Babi Moreira, Daniel Viana, Niara Meireles e Rodrigo Vargas e promete muita diversão, cultura, curiosidades e bate-papos. O programa também investiu na interatividade com o público, estando presente em diversas plataformas sociais, como YouTube, Twitter, Facebook e Orkut. Assim, o telespectador poderá conferir fotos e vídeos dos bastidores, além de poder participar com a sugestão de pautas e comentários. O Se Liga VM, primeiro programa em alta definição da TV Verdes Mares, tem direção geral de Fábio Ambrósio e direção de jornalismo de Marcos Gomide.
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Petrobras é a 18ª maior empresa do mundo
Cinco empresas brasileiras (Petrobras, Bradesco, Banco do Brasil, Vale e Itaúsa) figuram entre as cem maiores do mundo em 2010, segundo ranking elaborado pela revista norte-americana Forbes. A Petrobras (empresa brasileira mais bem posicionada na lista feita pela revista) avançou sete posições em relação ao ano passado, pulando da 25ª para a 18ª colocação no ranking da Forbes, que lista as 2.000 maiores companhias do planeta todos os anos.
O Bradesco foi a que mais subiu entre as brasileiras, saltou do 78º para o 51º lugar, seguido pelo Banco do Brasil, na 52ª posição. A Vale perdeu seis posições e aparece agora no 80º lugar. A Itaúsa vem na 82ª colocação. No topo do ranking, o JPMorgan Chase assumiu este ano a primeira posição, deixando em segundo lugar a General Electric, líder no ano passado. Depois da GE aparece o Bank of America, seguido por ExxonMobil, Banco de Indústria e Comércio da China, Santander, Wells Fargo, HSBC, Royal Dutch Shell e British Petroleum.
O número de companhias sediadas no Brasil entre as 2.000 maiores empresas do mundo passou de 31 em 2009 para 33 em 2010, de acordo com a lista da Forbes.
O número de companhias sediadas no Brasil entre as 2.000 maiores empresas do mundo passou de 31 em 2009 para 33 em 2010, de acordo com a lista da Forbes.
Leite de Rosas - Tradição com modernidade
Há mais de 80 anos no mercado brasileiro, Leite de Rosas é passado de geração em geração não só por seus consumidores. O comando da empresa carioca na época de sua fundação, em 1929, era de Francisco Olympo de Oliveira e desde então a marca começou a ganhar mercado com a imagem de misses em propagandas. O frasco rosa é tradicional e poucos sabem que surgiu por necessidade e não por resultados de pesquisas.
A empresa foi fundada em Laranjeiras, no Rio de Janeiro, e o produto era embalado em vidro transparente, o que restringia o acesso às classes mais altas por conta do preço elevado para transportar o material. Hoje, o Marketing da companhia trabalha com base em resgatar o glamour da época dos frascos de vidro e mantendo o foco no ponto-de-venda por meio do mote “vai bem com todo mundo”.
A revolucionária e chamativa embalagem rosa ganhou as gôndolas na década de 1960, quando o braço direito do fundador, Henrique Ribas, assumiu a empresa e optou pelo uso de plástico. Assim, mais barato, o produto se tornou acessível a todas as regiões do Brasil. Para acompanhar o mercado e construir uma marca forte, novas fragrâncias e embalagens foram lançadas ao longo das oito décadas de história da companhia.
Embalagem cria identidade
Após um longo período em que a fábrica da empresa era no Rio de janeiro, a matriz de Leite de Rosas migrou para o nordeste, em Sergipe. Mas, o crescimento no mercado de produtos de beleza e o reconhecimento cada vez maior dos brasileiros não deslumbraram a diretoria a ponto de iniciar um processo de internacionalização da marca. “Não queremos ser uma Unilever e tão pouco uma multinacional”, afirma Juliana Block, Gerente de Marketing de Leite de Rosas.
Apesar de focada apenas no Brasil, Leite de Rosas ganhou mais do que consumidores. Ganhou admiradores e seguidores. De maneira discreta e eficiente a marca ocupa quase todos os estabelecimentos comerciais de produtos de beleza e é presença garantida no banheiro da vovó. Já de sua cor não se pode dizer o mesmo. Nada discreta e, ao contrário, muito impactante, o objetivo de Henrique Ribas era destacar a embalagem de Leite de Rosas nas prateleiras ocupadas, em grande maioria, pelos comuns e sem graça frascos brancos.
Mesmo assim, recentemente a companhia abandonou a sua principal característica física em nome da inovação. E se arrependeu. A demanda por embalagens modernas e o consequente acompanhamento mercadológico da marca não demorou a iniciar a produção das embalagens roll-on. Porém, a companhia cometeu um grave erro que imediatamente mostrou-se percebido por seus consumidores: o fracasso do produto em embalagem branca. “Quando lançamos o roll-on na cor branca, tivemos vendas entre 15 e 30 mil unidades no mês. Ao mudarmos a cor para o característico rosa, atingimos 100 mil produtos vendidos”, diz Juliana em entrevista ao Mundo do Marketing.
Novos produtos e pontos-de-venda
A experiência ajudou a marca a não esquecer suas origens. Tanto que o lançamento das novas embalagens aerosol, previsto para o primeiro semestre deste ano, passaram por pesquisas em grupos antes de iniciar qualquer etapa de produção. Nas cores tradicionais, a fragrância “carro-chefe” da companhia será lançada junto a duas novas opções: fresh, voltada para homens; e pétalas, com perfume mais suave que o tradicional, para mulheres.
Para atingir uma média de três milhões de frascos vendidos todos os meses no Brasil foi – e ainda é – preciso investir no trade. Da mesma forma que a empresa conduz seu negócio de forma familiar e transparente, o relacionamento com os distribuidores é essencial para o sucesso. “O objetivo é oferecer o produto em todos os canais possíveis. No supermercado Guanabara (no Rio), por exemplo, temos uma gôndola só de Leite de Rosas”, conta a Gerente de Marketing.
Em 2010, o foco será na divisão dos canais para que a marca tenha mais visibilidade. Nesta empreitada, Leite de Rosas já tem vantagem por ter uma aceitação muito grande tanto de atacadistas quanto de varejistas. Para o Marketing da empresa, tamanho prestígio leva o departamento a alçar voos maiores e mais ousados. “Temos planos de criar um espaço Leite de Rosas. Não seria uma loja, mas algo diferente”, admite Juliana.
Tradição e glamour na Era digital
Embora não tenha data definida ou verba disponível para lançar um ponto-de-venda próprio, Leite de Rosas aumentou sua abrangência com a versão digital. A história da marca também virou livro. Em comemoração aos 75 anos da empresa, a obra foi distribuída nas principais livrarias do país para comércio.
Apesar de não poder levar seu perfume característico para o consumidor pela internet, a marca já está nas principais redes sociais. No site, a empresa trabalha na construção de um banco de dados de olho no resgate e no aumento das interações com o consumidor. Ao completar 80, Leite de Rosas criou ações on-line e investiu em merchandising para ganhar ainda mais visibilidade.
Em 2010, os planos estão voltados para o lançamento de produtos e no resgate ao glamour de outrora, porém com mais conhecimento de causa e também de efeito. “Estamos sempre pensando na frente, mas tudo hoje é pautado em pesquisas de mercado detalhadas”, completa Juliana.
Mundo do Marketing Online
Mercado publicitário movimenta R$ 15,4 bilhões e Y&R mantém liderança
A pesquisa do Ibope Monitor de investimentos em mídia referente ao primeiro trimestre de 2010 aponta a DM9DDB como a segunda colocada com um faturamento de R$ 424,9 milhões. É uma virada importante, pois nos primeiros meses do ano a posição vinha sendo ocupada pela EuroRSCGBrasil, agora na 5ª colocação com R$ 403,9 milhões.
A 1ª posição permanece com a Y&R com mais de R$ 1 bilhão de faturamento bruto no período. Em 3º está a JWT com R$ 415,1 milhões R$ 15,476. A AlmapBBDO ocupa o 4º lugar com R$ 412,3 milhões. A Africa, em 6º, contabilizou R$ 373,6 milhões. A Borghierh/Lowe está em 7º com R$ 344,8 milhões e a Z+ em 8º com R$ 337,6 milhões seguida da Neogama/BBH com R$ 324,7 milhões. Na 10ª colocação aparece a Ogilvy & Mather com R$ 309,7 milhões.
O mercado movimentou no primeiro trimestre R$ 15,4 bilhões. O critério da pesquisa do Ibope tem como base os preços cheios das tabelas dos veículos de comunicação sem os descontos praticados com as agências de publicidade.
Os meses de janeiro a março normalmente são de cautela entre agências, veículos e anunciantes, mas não nesse ano de 2010. Normalmente se espera o ano começar após o Carnaval. Willy Haas, diretor geral da Central Globo de Comercialização, disse que a emissora teve um crescimento de 30% no trimestre. "Acredito que o mercado de mídia de um modo geral teve esse comportamento, o que reflete o movimento dos negócios", afirmou o executivo da Globo, que prevê um crescimento de 10% em 2010 das receitas de publicidade da rede composta por 122 emissoras.
Um dos fenômenos do ranking é a Z+, agência de Zezito Marques da Costa e Alan Strozemberg em sociedade com o grupo francês Havas. A agência contabilizou no período R$ 344,5 milhões. Esse desempenho é relacionado às autorizações para a montadora coreana Hyundai, um dos principais anunciantes do meio jornal, mas também com forte presença na televisão. A holding PPR (Profissionais de Propaganda Reunidos), que une os faturamentos das agências Quê! Comunicação, NBS e Prole, registrou faturamento de R$ 201,3 milhões. A MultiSolution, responsável pelas campanhas da cerveja Itaipava, ocupa com destaque a 18ª colocação, com R$ 187,4 milhões de faturamento bruto. A Dablius, controladora da W/, teve no trimestre um faturamento de R$ 65,5 milhões, muito ligado à campanha/promoção para Nestlé comemorar os 50 anos de Roberto Carlos. A partir de agora essa receita vai ser somada à da McCann Erickson, que contabilizou no período R$ 263,2 milhões. Além do charme criativo que Olivetto pode agregar, a intenção é avançar de volta para o topo do ranking, lugar que ocupou durante toda a década de 90.
Especializada em comunicação digital, a IDYTBWA garantiu o 49° na pesquisa, com R$ 34,5 milhões. Essa tendência está em crescimento. A Age, por exemplo, que tem mais de 60% das suas receitas relacionadas à comunicação digital, está em 36°, com R$ 79,2 milhões.
Paulo Macedo
Propaganda & Marketing
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